sexta-feira, 14 de outubro de 2022
Pantanal: Tudo que você precisa saber sobre a pescaria. ( Espécies, hospedagem e como pescar )
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
Pesca do pintado será proibida a partir de Dezembro de 2022
Ministério do Meio Ambiente inclui pela primeira vez, o peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) na lista de peixes ameaçados de extinção.
Também conhecido em algumas
regiões como Surubim, o peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) foi
incluído na lista
de espécies ameaçadas de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente no dia 07/06/2022. A pesca do Pintado será
proibida a partir de Dezembo em todo o Brasil, inclusive na modalidade pesca esportiva.
Para outras espécies conhecidas
como pintados e surubins (Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma
tigrinum) não houve proibição de pesca, devendo ser respeitadas apenas as
legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.
De acordo com o Instituto Chico
Mendes de Conservação da Biodiversidade, o pintado foi incluído na lista de
espécies ameaçadas porque suas populações foram reduzidas em até 30% no
país.
A redução das populações do peixe Pintado nas bacias do São Francisco e do Paraná foi justificada principalmente pela presença de barragens que impedem as rotas de migração da espécie. Vale lembrar que o Surubim Cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) não é a mesma espécie e não está incluído na lista. Outra espécie peixe Pintado, o Surubim do Doce (Steindachneridion) do Paraíba do Sul, já fazia parte da lista.
Tendo em vista que o Brasil é um país mega diverso, possuindo aproximadamente 20% das espécies existentes no mundo, a Lista Oficial brasileira é um dos maiores esforços em avaliação da biodiversidade empreendidos em nível global.
As espécies constantes da lista ficam protegidas de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização. Para a lista da fauna e da flora, as proibições entraram em vigor dia 06/09/2022 e, para as espécies de peixes e invertebrados aquáticos, elas começam a valer em 5 de dezembro.
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Tambacu : Conheça as iscas, técnicas e equipamentos para capturar os maiores nos pesqueiros.
É um peixe que briga bastante no momento da pesca, o que torna a pescaria esportiva do muito mais bruta e emocionante. Mas para que essa emoção não se torne em frustação, é preciso aprender várias dicas sobre acessórios, equipamentos e iscas.
- Como escolher a melhor vara para pescar tambacu.
Opte por varas que tenham o comprimento entre 2,13 metros até 3 metros.
- Linha:
- Anzol:
- Iscas:
sábado, 1 de outubro de 2022
Tudo que você precisa saber sobre pesqueiros para pescar e se divertir.
A pescaria em pesqueiros iniciou há algumas décadas, entretanto, o sistema de pesque e pague era mais comum. Esse sistema consiste em permitir que os pescadores capturem os peixes e paguem para levá-los para casa e consumi-los. Os pesqueiros modernos ainda permitem essa modalidade de pesca, disponibilizando lagos específicos para esse tipo de serviço.
Outra modalidade, essa um pouco mais moderna, é a pesca esportiva, modalidade de pescaria onde o pescador captura o peixe e devolve o exemplar para o lago, preservando sua vida e permitindo que esse peixe volte a ser capturado no futuro.
Tucunaré: um dos peixes mais populares entre os pescadores esportivos do Brasil.
Tucunaré: um dos peixes mais populares entre os pescadores esportivos do Brasil. Foto enviada por Alexandre Canzi O tucunaré é um dos peixes...
-
O Complexo do Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica , alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetr...
-
O Tambacu é um peixe híbrido, obtido a partir do cruzamento do Tambaqui com o Pacu e tem os mesmos hábitos do Tambaqui. Toleram baixos teore...
-
Ministério do Meio Ambiente inclui pela primeira vez, o peixe Pintado ( Pseudoplatystoma corruscans ) na lista de peixes ameaçados de ext...