sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Pantanal: Tudo que você precisa saber sobre a pescaria. ( Espécies, hospedagem e como pescar )

 



Complexo do Pantanal é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão e uma altitude média de 100 metros.  
Está situado no sul do estado do Mato Grosso, que ocupa 35% do território, e no noroeste de Mato Grosso do Sul, que ocupa 65%, além de partes do norte do Paraguai e do leste da Bolívia (onde é chamado de Chaco boliviano). O Pantanal é considerado a maior planície alagada contínua do mundo, com 140.000 km² em território brasileiro. De acordo com o Instituto SOS Pantanal, do total de 195.000 km² considerados do Pantanal, 151.000 km² se encontram no Brasil e os restantes 44.000 km² estão divididos entre Bolívia e Paraguai. O Pantanal Boliviano possui 31.898 km².
A Pesca no Pantanal é controlada e fiscalizada, apesar de ainda ter alguns ajustes a serem feitos para que se faça cumprir a lei completamente. Uma das leis rígidas é sobre a proibição da pesca do Dourado para fins comerciais através da Lei 5.321 de 11/01/2019. A partir de dezembro de 2022 o Pintado também terá a sua pesca proibida em todo o Brasil. São medidas protetivas para tentar manter os cardumes dessas espécies nativas em níveis aceitáveis.


Qual a melhor época do ano para pescar no Pantanal?

Programe-se para pescar de Março a Outubro.

Os melhores meses para pescar no Pantanal são Março e Abril, porque é quando os rios estão mais cheios, atingindo seu nível mais alto, além de ser uma época em que poucos turistas vão à região. Ah, é um bom período também por conta do clima, que fica mais favorável e as chuvas são raras nesse período.
Outro período bom para pescar no Pantanal é; entre junho e julho, quando o Rio Paraguai fica mais baixo e facilita mais a pesca de fundo. Então é uma boa época para pescar Jaú, Cachara (Surubim) e Jaú.
É importante saber que só é permitido pescar no Pantanal entre março a outubro, então fora desse período a pesca é considerada ilegal.

Como ir pescar no Pantanal?

Se você tem interesse em realizar essa incrível pescaria, você pode estar entrando em contato diretamente com os hotéis e pousadas da região ou se preferir ter melhor orientação, poderá estar contratando empresas de turismo que operam com pacotes de hospedagem e pesca esportiva no Pantanal.

Qual o melhor lugar para se pescar no Pantanal?

Os locais mais conhecidos e procurados para a pescaria no Pantanal são as cidades de Poconé e Cáceres, no Mato Grosso. É por elas que passam os rios Piquiri, São Lourenço, Paraguai e Cuiabá.


Outras cidades bastante procuradas são Corumbá e Porto Murtinho, que dão saída para os rios Aquidauana, Miranda e Paraguai.

Se você quer pescar no Mato grosso (MT) deve ir para as cidades:

  • Cáceres, que dá acesso aos rios Jauru, Paraguai e Sepotuba;
  • Poconé, com acesso aos rios Cuiabá, Bento Gomes, Claro, Cassange e Pixaim.
  • Barão de Melgaço, com acesso para o rio Cuiabá e Ribeirão Mutum, com várias pousadas de pesca.

Nesses lugares você irá encontrar várias opções de pesca, em pousadas bem estruturadas, que vão dar todo o suporte, conforto e segurança necessárias para sua aventura. Você pode escolher também opções de barco-hotel, com piscina e ambientes aconchegantes, com duchas, aquecedores e mais comodidades.


Quais as principais espécies de peixes para pescar no Pantanal?

O Pantanal é imenso em diversidade, possuindo mais de 260 espécies de peixes, mas claro que há algumas que são as queridinhas dos pescadores e atraem turistas do mundo inteiro em busca de um desses “troféus” de pesca.


Há peixes para todos os gostos, como predadores vorazes até gigantes de couro. Peixes que atacam iscas artificiais até os que são pescados com as mais variadas iscas naturais. Não há como ir pescar no Pantanal e ficar sem opções de pescaria.

Estas são os principais peixes que você poderá pescar no Pantanal:

  • Dourado
  • Pintado (Surubin)
  • Cachara
  • Pacu
  • Piranha
  • Traíra
  • Jaú
  • Piraputanga
  • Bagre
  • Barbado
  • Curimbatá
  • Jurupoca
  • Piau
  • Tucunaré (Não nativo)

O que levar para pescar no Pantanal

Nas pousadas de pesca você vai encontrar vários locais onde conseguirá locar artigos de pesca. Você precisa ter equipamentos e acessórios que vão dar conta de segurar esses peixes maiores e mais pesados. De um modo geral, você poderá levar:



Autorizações necessárias para uma pescaria no Pantanal

Para você conseguir fazer sua pesca no Pantanal é preciso ter duas licenças: a Autorização Ambiental para Pesca Desportiva do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) e o registro de pescador amador do Ministério da Agricultura, solicitado em todo o Brasil.

Cuidados com a saúde antes da viagem

Não se esqueça que o Pantanal é uma região com grande incidência de febre amarela, é importante que você, amigos e familiares tomem a vacina contra a doença.
Lembre-se que essa vacina tem efeito somente após 10 dias, então programe-se para tomar antes de viajar.
Agora que você já tem esse guia em mãos é hora de se programar para realizar essa viagem. Temos certeza que qualquer pescador, seja profissional ou amador, vai curtir essa aventura que vai desafiar seus limites e habilidades e render boas histórias.


Gostou da publicação ? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Equipanaka no Facebook e Equipanaka no Instagram  para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Equipanaka. Obrigado por visitar o Blog Equipanaka. Boa pescaria!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tucunaré: um dos peixes mais populares entre os pescadores esportivos do Brasil.

Tucunaré: um dos peixes mais populares entre os pescadores esportivos do Brasil. Foto enviada por Alexandre Canzi O tucunaré é um dos peixes...